quarta-feira, 1 de abril de 2020

Língua Alemã aula do dia 01.04.2020

Guten Tag!

Algumas observações sobre as atividades da aula anterior:

Para que eu possa controlar quem está visualizando e fazendo as atividades propostas, quero que vocês dêem um ok nos comentários quando visualizarem as atividades. Se identifiquem.

Também irei pedir que vocês mandem uma comprovação de que fizeram a atividade proposta. Irei colocar no final da postagem como vocês irão fazer isso.

Lembrando que as atividades à distância são aula, mesmo que vocês não estejam na escola. Atividades não feitas são como se vocês tivessem faltado à aula, além de prejudicarem a nota de vocês.

E leiam tudo sempre COM ATENÇÃO, tanto para saber o que fazer nas atividades, quando para saber os prazos que como enviar as atividades para mim.

Primeira atividade: Você irá ler os três textos abaixo, irá escolher um e traduzi-lo no caderno. Atenção. Não é pra copiar o texto e traduzir, é somente para traduzi-lo. Quem tem o dicionário pode usá-lo, ou, se não tiver, ir no dicionário on-line https://pt.pons.com/tradu%C3%A7%C3%A3o queé confiável, ao contrário do Google tradutor. Cuide para traduzir uma palavra de cada vez.




Segunda atividade:No caderno, escreva se as frases abaixo estão richtig (certas) ou falsch (erradas) conforme os textos da imagem anterior. Não precisa copiar as frases. Coloque como questão 1, a letra e a resposta.




Terceira atividade: Você irá escolher 2 animais selvagens e, com os materiais que você possui em casa, você vai confeccioná-los (pode ser dobradura, argila, garrafa PET, tecido etc..). Você pode olhar na internet sugestões de como fazer. Após os animais prontos, prenda ou cole neles os nomes em alemão, COM O ARTIGO CORRETO E A LETRA INICIAL MAIÚSCULA.

Você tem até hoje para realizar as atividades 1 e 2. O prazo para os animais confeccionados é até quarta que vem (08.04.)

 Para confirmar que as foram realizadas, tire fotos das tarefas 1 e 2  realizadas no caderno e mande para o meu e-mail isabelagressler71@gmail.com  até as 22.00 de hoje. Como eu quero que hoje já comecem a fazer os animais, quero também que mande hoje uma foto do que já conseguiu fazer da tarefa 3.



L.Portuguesa 01/04 Atividades

2º Período

Neste momento vamos aprender um pouco mais sobre o ALFABETO


Origem do Alfabeto

Daniela Diana
O alfabeto, tal qual o utilizamos hoje, é o legado de várias culturas a partir da necessidade de registro dos sons das palavras e passou por várias transições.
As primeiras representações das palavras são atribuídas a um povo semita que vivia perto do Egito há cerca de 5,5 mil anos.
Já a representação fonética das palavras é atribuída aos fenícios, sendo o modelo primordial utilizado atualmente.
Por convenção, os alfabetos são abstratos e podem ser usados e adaptados a qualquer tipo de língua.​

Primeiros Símbolos


Os primeiros símbolos surgiram na região da baixa Mesopotâmia e consistiam em ideogramas e pictogramas que eram desenhos representativos de objetos.
Esse sistema facilitava o entendimento nos mais diversos idiomas. Assim, estava sanada a possibilidade de registrar, armazenar dados e representar a história.
Com o passar do tempo, porém, os símbolos ficaram numerosos e representá-los era complexo. Era preciso a criação de um modelo que comportasse a formação de palavras.
Em princípio, o modelo desenvolvido pelos semitas com base na escrita egípcia - hieróglifos - foi utilizado durante 3 mil anos.
Era um alfabeto silábico considerado prático, elaborado com base na escrita cuneiforme com formas gráficas e desenhos.

Alfabeto Fenício


Como maneira de facilitar os trâmites da atividade comercial, os fenícios passaram a utilizar a escrita.
As anotações fonéticas foram desenvolvidas pelos fenícios a partir da escrita semita e passam a ser alfabética em meados do século XV a.C., sendo difundidas pelo mundo antigo.
O alfabeto fenício arcaico originou todos os alfabetos atuais. O sistema é composto por 22 signos que permitem a elaboração da representação fonética de qualquer palavra.
Origem do AlfabetoAlfabeto Fenício
Diferente do conjunto de representações do povo semita, o alfabeto fenício continha símbolos específicos.
As letras vão da direta para a esquerda. Esse alfabeto foi adotado pelos vizinhos, chegando aos cananeus e hebreus.
Como os fenícios eram mercadores e precisavam anotar suas transações, conseguiram levar seu método de representação fonética para o Oriente Médio e a Ásia Menor, além dos árabes, etruscos e gregos, chegando à Península Ibérica.

Alfabeto Grego


Foi esse o alfabeto adotado pelos gregos por volta do século VIII a.C. Os gregos acrescentaram ao sistema mais sons vocálicos e o alfabeto passou a ter 24 letras, entre vogais e consoantes.
Com base neste sistema, um tanto mais refinado, originam-se outros alfabetos, como o etrusco e o gótico, na Idade Média; o grego clássico e o latino, que foi adotado pelos romanos.
Em consequência da expansão do Império Romano, o alfabeto latino foi largamente difundido.
Foram os gregos os primeiros europeus a aprender escrever com um alfabeto e seu sistema foi fundamental para o mundo moderno.
A palavra alfabeto, aliás, é de origem grega e representa a primeira letra (Alfa) e a segunda (Beta). Com a adoção de um sistema de notação silábica, os gregos influenciaram em todo o alfabeto moderno.
As primeiras tentativas de representação gráfica da pronúncia das palavras ocorreu por volta de 1500 a.C., mas os símbolos não permitam o registro preciso dos sons.
Assim, por volta do século 9 a.C., os gregos passaram a usar o alfabeto fenício que, mesmo representando os sons, não continham vogais.
Como maneira de adaptação às suas necessidades, os gregos modificaram o que lhes parecia estranho, acresceram vogais e introduziram variantes adequadas à língua que empregavam.
No início, a escrita grega acompanhava a fenícia, da direita para a esquerda. A direção foi alterada gradativamente até a adoção do sistema atual, da esquerda para a direita, padrão seguido hoje no mundo.
As letras gregas também foram adotadas na anotação de números. No sistema grego, cada letra tem um valor numérico. Hoje, o sistema é aplicado na linguagem científica e matemática.
O alfabeto grego ainda é um sistema de escrita aplicado na Grécia e nas comunidades gregas pelo mundo.
Confira o alfabeto completo em Alfabeto Grego.

Alfabeto Latino ou Romano


O latim é uma língua que pertence à família indo-europeia, assim como o grego, o sânscrito, o escandinavo antigo e o russo.
O alfabeto latino ou romano surgiu em meados do século 7 a.C. como adaptação ao etrusco. Os etruscos usavam o alfabeto grego, de onde derivam os caracteres representativos da língua latina, e o repassaram aos romanos.
Sob a influência do Império Romano, muitas nações passaram a usar o latim para escrever sua própria língua.
Em consequência, todas as nações da Europa Ocidental passaram a usar o alfabeto latim que ainda hoje é o mais utilizado no mundo.
A mais antiga inscrição de caracteres latinos data, justamente do século 7 a.C. e está presente em um broche dourado guardado no Museu Etnográfico Luigi Pigorini, em Roma.
Seguindo a orientação da origem grega, as anotações latinas são lidas da esquerda para a direita. Originalmente, o alfabeto latino é constituído por 26 letras (A,B,C,D, E, F, G, H, I, J, K, L, M, N, O, P, Q, R, S, T, U, V, X, Y, W, Z).
A letra Z chegou ser descartada no século 250 a.C. porque o latim, neste período, não continha nenhum som específico para este sinal gráfico.
Outras letras, contudo, foram introduzidas, seno a L e C. Depois do século 1 a.C., em decorrência da influência romana, os símbolos Y e Z foram introduzidos ao alfabeto latino.
Na Idade Média, quando a Igreja Católica exercia poderes políticos sobre a Europa Norte e Central, o alfabeto latino foi aprovado com algumas modificações para germânicos e eslavos.
As chamadas línguas românicas tardias passaram a usar sinais diacríticos para a expressão de seus sons específicos. São o trema no alemão (ü), o cedilha no português e francês (ç) e o til em português e espanhol (~).

Alfabeto Português


O alfabeto de representação gráfica da língua portuguesa é o latino. Os países de língua portuguesa, que incluem o Brasil, aboliram as variações após a assinatura do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa e acrescentaram as letras que notam os sons de K, Y e W.

Assim, esse alfabeto é grafado pelas letras, A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L, M, N, O, P, Q, R, S, T, U, V, X, Y, W, Z.

ATIVIDADE DE HOJE:
Ler o texto com muita atenção para uma melhor compreensão e elaborar um texto de no mínimo 20 linhas sobre o que você entendeu sobre a "Origem do Alfabeto".


OBS: A atividade deve ser feita no caderno ( copiar a caneta e responder a lápis), continuamos com o mesmo combinado de todas as aulas, após finalizar a atividade devem tirar uma foto e enviar  no whatsapp privado do professor. Prazo para a entrega amanhã 02/04 às 12h (meio dia).

Quem já terminou a atividade:

Adriano:
Alexandre: OK
Ana C: OK
Camile: OK
Cássio: OK
Felipe: OK
Gabriele: OK
Iasmim: OK
João Vitor O: OK
João Vitor M: OK
João Vitor S:
Juliane: OK
Laura: OK
Leonardo: OK
Maria: OK
Miguel: 
Natasha:
Nathália:
Nicoli: OK
Rafael: OK
Sabrina: OK
Samuel: OK
Sofia: 
Vinicius: OK

Vitória:

L.Portuguesa 01/04 Correção

Bom dia turma!

1º Período

Iniciando hoje pela correção de ontem 31/03;

GABARITO

1) Como no vídeo, agora escreva todas as letras do "Alfabeto" uma abaixo da outra e dê três exemplos para cada letra: 

Exemplo: A= Amor, avião, automóvel

A= Resposta Pessoal
B=Resposta Pessoal
C=Resposta Pessoal
D=Resposta Pessoal
E=Resposta Pessoal
F=Resposta Pessoal
G=Resposta Pessoal
H=Resposta Pessoal
I=Resposta Pessoal
J=Resposta Pessoal
K=Resposta Pessoal
L=Resposta Pessoal
M=Resposta Pessoal
N=Resposta Pessoal
O=Resposta Pessoal
P=Resposta Pessoal
Q=Resposta Pessoal
R=Resposta Pessoal
S=Resposta Pessoal
T=Resposta Pessoal
U=Resposta Pessoal
V=Resposta Pessoal
W=Resposta Pessoal
X=Resposta Pessoal
Y=Resposta Pessoal
Z=Resposta Pessoal

2) Com base em nossa tabela do alfabeto numerado em sala de aula, responda abaixo a qual letra pertence os números:

Exemplo: 4=D

a) 17= Q
b) 08= H
c) 23= W
d) 12= L
e) 07= G
f) 05= E
g) 20= T
h) 02= B
i) 14= N
j) 25= Y
k) 22= V


l) 19= S

Aula 01/04/2020 Matemática

Bom dia, pessoal!

Estou disponibilizando alguns links de vídeos para auxiliar nas atividades de revisão. Espero que assistam e relembrem as quatro operações.

Qualquer coisa estou a disposição por email e pelo blog.

Vídeo sobre as quatro operações
https://youtu.be/eVLzmZq1LVk

https://youtu.be/qRceiJJ6t6c





Bom dia Pais e Alunos da Escola Municipal Santa Joana Francisca!

Cumprindo orientações do Conselho Nacional de Educação (CNE), devemos preencher a PLATAFORMA DIGITAL DO MOODLE de nosso município com dados de nossos alunos, para que possamos validar todas as tarefas a distância que estão sendo realizadas de maneira tão eficaz por vocês.

Assim sendo solicito que hoje, como TAREFA de casa, vocês enviem ao e-mail da nossa ESCOLA, stajoana@picadacafe.rs.gov.br e-mail do aluno e/ou dos pais (lembrando que menores de 13 anos não tem e-mail validado). Algumas turmas estão se organizando junto aos seus professores para mandar essa informação via grupo da turma no WhatsApp e assim o professor passa a lista para a Secretaria depois. 

Esse e-mail garante o preenchimento correto dos dados e será fundamental para validação do período a distância. 


Contamos com vocês! 

Esperando ansiosamente e com saudades o retorno de todos em segurança!

EQUIPE DIRETIVA  

Aula 01/04/2020 - Matemática

Bom dia!

Terminar as atividades da folha que foi entregue dia 20/03. Fazer o número 11 ao 19, conforme consta abaixo:

11. Thiago está participando de um campeonato de basquete e já disputou três jogos. No primeiro jogo ele marcou 36 pontos, no segundo ele fez 5 pontos a mais que no primeiro e no terceiro ele fez o dobro dos pontos da segunda partida. Quantos pontos Thiago fez nesse campeonato?
12. Larissa recebeu seu salário mensal, que era de R$ 2 000,00. Neste mês ela teve alguns gastos extras e lhe sobraram apenas R$ 238,00 reais no fim do mês. Qual foi, no total, o gasto de Larissa neste mês?
13. Descubra o valor do termo desconhecido.

a) 242 + a = 532
b) 624 – a = 288
c) a + 1 472 = 4 200
d) a – 25 800 = 68 000

 14. Classifique em V (verdadeiro) ou F (falso) e corrija as informações falsas.
a) Numa subtração em que o minuendo é 58 e o resto é 23, o subtraendo é igual a 25. (___)
b) Numa adição em que uma das parcelas é igual a 870 e a soma é igual a  1 240, a outra parcela é igual a 374. (___)
c) Se em uma subtração o minuendo é igual a 85 e o subtraendo é igual a 32, o resto é igual a 53. (___)
d) Ao subtrair 250 de 1 550, obtenho como resultado 1 300. (___)
e) Numa adição a soma é igual a 7 224, uma das parcelas é igual a 1 254 e a outra parcela é igual a
 6 070. (___)
15. Para resolver cada problema arme a expressão numérica de acordo com cada situação abaixo:
a) Uma empresa tem 100 funcionários. O gasto com cada funcionário é de
    R$ 690,00 (referente a salários) e mais R$ 230,00 (de cesta básica). Qual o gasto total que a empresa tem com os funcionários?
b) Ana coleciona selos. Ela tem 5 folhas, com 12 selos cada uma; 4 folhas com 5 selos cada e mais 3 selos numa outra folha. Quantos selos Ana possui no total?
16. Efetue as divisões e associe a cada uma delas a multiplicação correspondente.
a) 4 284 : 4 =___________________________________________________
b) 936 : 39 =____________________________________________________
17. Efetue as divisões a seguir e verifique se elas são exatas ou não:
a)    150 dividido por 8.
b)    625 dividido por 39.
c)    1 248 dividido por 26.
18. Coloque parênteses na expressão seguinte para que seu resultado seja 6:
60 : 4 + 3 × 2

19. Um número natural é expresso por [100 : (4 × 8 – 27)] : (6 × 7 – 38). Descubra qual é o valor do sucessor desse número.